Oduduwa

O Grandioso que criou a existência, segundo a narrativa mítica ele e seu séquito de desbravadores teriam sido os sobreviventes de um dilúvio. Daí serem chamados pelos antigos de ooye, os que foram salvos.

Oduduwa

Criador, Senhor da justiça.

 

Em alguns relatos míticos Odùdùwà é a Ìyagbà incumbida pelo Ser Supremo de criar o planeta terra; em outros, teria se apropriado desta função em meio à impossibilidade de Oxalá executá-la, cabendo a ele modelar os corpos dos seres humanos para compensar esta situação. Na concepção africana algumas características de um elemento não são, necessariamente, mutuamente excludentes: por isso, existem relatos, ainda, segundo os quais Odùdùwà seria um homem deificado, e não originariamente uma Ìyagbà.

Assim, em alguns mitos, é apresentado como o patriarca mítico do povo iorubá, considerado o “primeiro ocupante de uma terra antes desabitada”. Também chamado Oodua ou Odudua, nome que significa O Grandioso que criou a existência, segundo a narrativa mítica ele e seu séquito de desbravadores teriam sido os sobreviventes de um dilúvio. Daí serem chamados pelos antigos de ooye, os que foram salvos. Narrativas orais concordam ao afirmar que Oduduwa e seus seguidores estabeleceram-se em Ilê-Ifé, tornando-se ele o primeiro ooni (rei) da cidade, considerada a pátria espiritual dos iorubás e local onde teria ocorrido a criação do mundo. Mesmo sendo impossível precisar com exatidão a sua origem ou separar seus feitos míticos dos reais, todas as tradições iorubás o apontam como o grande patriarca desse povo. Os reis locais, que governam subgrupos, consideram a si mesmos como seus descendentes diretos, o que por si só constitui e legitima a razã

Texto do Oduduwa Templo dos Orixas: https://oduduwa.com.br/?cont=templo-oduduwa

plugins premium WordPress
× Como posso te ajudar?